quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Airton Ribeiro Maciel


Airton Ribeiro Maciel nasceu em 22 de julho de 1956 na localidade do Xaxim, Curitibanos. Filho de Pedro dos Prazeres Maciel e Clarinha Ribeiro Maciel, que tiveram outros 4 filhos: Antenor, Elenir, Acir Rogério e Maria Luiza.

Airton, com 6 anos e os irmãos, ajudavam o pai nas lidas de roça em propriedades da família, conciliando com seus estudos no primário em Colégio do Núcleo Celso Ramos, dando continuidade no Ginásio Casimiro de Abreu, completando o ensino fundamental e normal.

Trabalhou, em 1970, como auxiliar de serviços gerais na Beneficiadora Fábrica de Portas e Janelas de Aquiles Pellizzaro, na Rua Artur Formigueri, bairro São Luiz; em 1971, como empacotador no Supermercado Myatã do grupo Maffesoni S/A, que, anos depois, passou a razão social para Supermercado Myatã Ltda, situado na Rua Coronel Lauro Muller, Centro (Antigo Boliche), mas tendo sua carteira profissional registrada somente em 1973.

Casou-se com Rita de Cássia Agostini Maciel em 26 de outubro de 1978, com quem teve um único filho, Fermino Agostini Maciel, vindo a falecer inesperadamente, em 2005, vítima de câncer agressivo.

Pelo empenho e sua dedicação nos serviços designados, Airton recebeu várias periódicas promoções. Foi transferido, em 1980, como gerente no Supermercado Myatã em Mafra; retornou em 1983 para Curitibanos, onde assumiu a filial (05) na Rua Lauro Muller, Centro, ficando até 1985. Foi, então, transferido para a filial (12), na Rua Frei Gaspar, bairro São Francisco.

Retomou os estudos, fez o curso de Administração, em 2001, na Universidade do Contestado (UnC), e formou-se em 2005. Foi transferido, em 1988, para Filial (04) do Myatã, na Rua Coronel Vidal Ramos, Centro. A empresa enfrentou dificuldades financeiras em 1997, declarou concordata e foi obrigada a reduzir os funcionários, lojas e economizar custos.

O Supermercado Myatã, lentamente, retornou seu lugar de destaque estadual no varejo, graças ao empenho dos gerentes e empregados. As duas filiais de Curitibanos deram sua contribuição nessa fase crítica. Lembrando, também, que Airton e o gerente Supermercado do bairro São Francisco abraçaram as causas das entidades assistenciais, organizações não governamentais, com frutas, verduras e demais alimentos que não estivessem no padrão do consumidor, Campanha do Agasalho, Páscoa, Dia das Crianças, Natal e demais eventos que auxiliassem o bem estar da população curitibanense.

Airton Ribeiro Maciel faleceu em 6 de dezembro de 2016, deixando uma forte comoção aos familiares e amigos. Criou um clima tenso na população curitibanense, devido os diretores não decretarem luto ou liberarem os funcionários para acompanhar o ato fúnebre. A sua passagem nessa vida foi marcada pela humildade, simplicidade, honestidade, amizade. Lúcido e justo com seus subordinados, teve sempre como meta o compromisso em atender aos clientes, independente da classe social.

Foi uma pessoa muito comprometida e dedicada ao trabalho. Possuía um vasto círculo de amigos. Era Gerente do supermercado Myatã com muito respeito e humanidade, sendo querido por todos os demais funcionários.

Possuidor de um coração generoso, sempre ajudou entidades dos mais diversos segmentos em Curitibanos, sendo integrante, inclusive, da Diretoria do Asilo Frei Rogério.

Diante do fato de ser uma pessoa muito atuante, fazia parte da diretoria do Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL e do Sindicato do Comércio, onde atuava na condição de diretor Sindical.

Airton Ribeiro Maciel deixou um legado de trabalho, generosidade, dedicação à família e à comunidade, de modo que sua ausência deixou desolados seus familiares, amigos, colegas, conhecidos.

A Câmara de Vereadores de Curitibanos não pôde deixar de se associar a esse pesar. Ante o exposto e atendidas as formalidades regimentais, foi feita uma MOÇÃO DE PESAR n° 64/2016 em 09 de dezembro de 2016 assinada por todos os vereadores de Curitibanos.



Fonte: ALVES, Sebastião Luiz. Memórias Curitibanenses: Airton Ribeiro Maciel, A Semana, Curitibanos, Edição nº 1772, Caderno Livre, p. 03, 01 de dezembro de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário