quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Luiz Alfredo Driessen Balem



Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Luiz Alfredo Driessen Balem nasceu em Curitibanos, no dia 12 de novembro de 1954, filho de Ivo Balem e Jandira Driessen Balem. Teve uma única irmã, Ana Maria. Conviveu parte de sua vida ao lado da família, ausentando-se apenas no período de seus estudos. Ainda jovem, perdeu o pai, mas os ensinamentos que recebeu de Ivo e Jandira, foram utilizados na íntegra no caminho da sua vida: era perseverante, tranquilo, conciliador, idealista e consciente nos objetivos almejados.

Estudou no Colégio Santa Teresinha e no Ginásio Casimiro de Abreu. Após, em Universidades de Curitiba (PR) e de Florianópolis (SC). Não terminou os cursos superiores por ter que assumir os negócios da família. Leitor assíduo de temas diversificados, principalmente, os relacionados à nossa história. Casou-se com Leila Mara Petry, nascendo dessa união os filhos Thaísa, Thiago e Thomas.

Foi um homem tranquilo, pacífico, conciliador, diplomático e sem alterações bruscas. Lutava muito por seus objetivos, com estas características, demonstrou ser um homem muito verdadeiro,  fez muitas amizades, foi muito conhecido e querido na comunidade curitibanense, ajudou e dedicou-se a muitas causas e anseios da nossa comunidade. 

No panorama político, objetivou mudanças que diminuíssem as enormes barreiras sociais existentes. No cargo de Secretário de Administração, em 1983, no governo de Armando Costa (1983/1989), ajudou a alavancar o progresso, a modernidade e os anseios da comunidade, auxiliando as demais secretarias a desenvolver os processos de inovação. No governo de Ulysses Gaboardi Filho (1989/1993), destacou-se como Presidente da Comissão Organizadora da 1ª e 2ª Expocentro, no Pouso do Tropeiro, ocorrida nos anos de 1991 e 1992. No governo de Generino Fontana (1993/1996) afastou-se do cargo político no final de novembro de 1996 por motivos pessoais. Certo do dever cumprido, Luiz Alfredo Driessen Balem resolveu encerrar a sua vida pública. Ele era filiado e militante atuante do Partido do Movimento Democrático Brasileiros — PMDB.

Lutou sempre pelas boas causas, buscando  a união das forças e do entendimento. Foi conciliador e perspicaz nas mudanças que a nova era despertava no sentimento das pessoas, após um longo período da ditadura militar, que o nosso país viveu. Luiz Alfredo deu a sua colaboração por uma “Curitibanos melhor”. Neste intuito, foi imprescindível a sua colaboração,  através da política.

Voltou-se a dedicar-se inteiramente às atividades na agropecuária, em sua propriedade, dando continuidade às raízes familiares.  Cultivou alho e feijão por vários anos, além da criação de gado. Divorciou-se de Leila Mara Petry, e casou-se com Carlize Scur. Como tudo é passível de mudança, juntamente com a esposa Carlize Scur e outros sócios, fundou a empresa Latina Sul Madeiras, com a produção de cabos de vassouras e ferramentas, voltada ao mercado externo brasileiro.

Conhecedor da história de Curitibanos e Guerra do Contestado, resgatou o filme “Jornada Sangrenta”, produzido em 1973, com roteiro escrito pelo sargento Lázaro Laurett, direção de Otto Hoppen, com elenco de artistas locais, e enviou para um estúdio especializado em São Paulo, arcando com o custo da restauração. Por informações, soube da existência de uma filmagem raríssima da Southern Braziliam Lumber And Colonization, de 1922, adquiriu a preciosidade histórica e mandou restaurar, emprestando a um amigo que forneceu cópia a terceiro e acabou em canal particular no YouTube. Anonimamente, auxiliava várias famílias com cestas básicas, pagava carnês de IPTU e da Previdência Social mensal de outras pessoas carentes que o procuravam.

Luiz Alfredo Driessen Balem participou da direção da empresa até os últimos dias de sua vida, vindo a falecer em 5 de dezembro de 2016, deixando forte legado cultural, social, histórico e de saudade aos familiares e amigos.

Através do Projeto de Lei n.º 37/2022 de origem no Poder Legislativo, no dia 16 de agosto de 2022, ficou denominado de "Parque Industrial Luiz Alfredo Driessen Balem" a área de terras localizada às margens da BR-470, no KM-245, no lugar denominado de "Fazenda Pocinho".




Referências:



ALVES, Sebastião Luiz. Memórias Curitibanenses: Luiz Alfredo Driessen Balem, A Semana, Curitibanos, Edição nº 1771, Caderno Livre, p. 3, 24 de novembro de 2017.


Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos.


Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais de Curitibanos — Certidão de óbito.


Curitibanos — Projeto de Lei n.º 37/2022. Denomina Parque Industrial

Nenhum comentário:

Postar um comentário