quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Felipe Abrahão Neto (Feio)


Texto de Antonio Carlos Popinhaki


Felipe Abrahão Neto, conhecido pela alcunha de “Feio”, nasceu no dia 5 de setembro de 1939, na cidade de Mallet, interior do Paraná. Seus pais se chamavam França Felipe Abrahão e Virginia Abrahão. Na adolescência, a família mudou-se para Curitibanos, Santa Catarina, onde seu pai, “França Abrahão” trabalhou com exportação de madeiras para o mercado europeu. Curitibanos era um polo madeireiro nos anos da década de 1950/1960. Também foi sócio-proprietário de uma revendedora de automóveis. Felipe casou-se, em Curitibanos, com a jovem Assunta Volpi, natural de Caçador, Santa Catarina, passando ela a assinar como Assunta Volpi Abrahão. Do casamento nasceram 4 filhos: Roberto Luiz Abrahão, Robson Lúcio Abrahão (in memoriam), Luiz Cesar Abrahão e Maristela Aparecida Abrahão. 

Felipe seguiu os passos do pai no ramo de automóveis, estabelecendo-se como sócio-proprietário da concessionária Volkswagen de Curitibanos, a Auto França Ltda., localizada na Rua Lages. Paralelamente aos negócios, Felipe Abrahão Neto mostrou-se apaixonado pelo esporte amador. Desde a sua juventude foi jogador de futebol. Atuou no Clube Atlético Paranaense nos anos de 1954, 1955 e 1956. Em Curitibanos, foi jogador do Independente Atlético Clube, time que participava da série principal do futebol catarinense. Depois, jogou pelo Clube Atlético Curitibanos — CAC. No seu currículo esportivo, elaborado ainda em vida, consta que em 1959, Felipe foi campeão do Oeste, do campeonato estadual de futebol, promovido pela Federação Catarinense de Futebol. Em 1965, mudou do campo de grama para as quadras, foi dessa forma, vice-campeão estadual de futebol de salão, outro evento promovido pela mesma Federação. Em 1967, foi vice-campeão dos Jogos Abertos de Santa Catarina — JASC, realizado na cidade de Joaçaba. Felipe jogou pelo time de Curitibanos, atuando naquela final histórica, no qual o resultado foi: Curitibanos 1 e Lages 2. A história dos JASC iniciou-se em 1960, idealizada pelo brusquense Arthur Schlösser. Desde a 6.ª edição, ocorrida em Brusque, por décadas, Feio participou ou como atleta, ou como dirigente esportivo.

No final dos anos da década de 1960, sofreu uma lesão considerada grave, tirando as suas perspectivas de continuar atuando como atleta, ou de defender o município de Curitibanos nas sucessivas edições dos Jogos Abertos do Estado. Dessa forma, vendo a situação desse apaixonado pelo esporte amador, e vendo o seu sofrimento, sua frustração, o então prefeito de Curitibanos, Doutor Hélio Anjos Ortiz, no ano de 1968, o convidou para que assumisse a direção da Comissão Municipal de Esportes — CME. Após anos, sob o seu comando, foi criada, em Curitibanos, a Fundação Municipal de Esportes — FME, visando desenvolver o esporte amador, incentivando ações que buscassem talentos promissores em diversas modalidades. O resultado deu certo, pois o município de Curitibanos foi o berço de vários atletas que atuaram em outros centros, times renomados, estaduais, brasileiros e internacionais.

Estando ligado à administração municipal, Felipe foi incentivado a disputar uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. Não uma vez, mas por quatro pleitos saiu vitorioso e eleito. Exerceu mandato parlamentar em 1970/1973; 1973/1977; 1977/1982; 1982/1988. De 1976 até o ano de 1987, também foi membro do Conselho de Representantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Em 1987, licenciou-se para assumir um cargo na Coordenação do Desporto de Santa Catarina. Nos anais da Câmara de Curitibanos estão anotados que Felipe Abrahão Neto foi 4 vezes Presidente daquela casa, em 4 gestões ou ocasiões diferentes. Assim se deu, porque era uma pessoa desenvolta, articulada e que se mostrava preparada para tal missão. Como parlamentar, vale a pena ressaltar que esteve à frente da aprovação de vários projetos ligados ao desenvolvimento dos atletas curitibanenses, para isso, após perceber a carência de locais apropriados para a prática esportiva, contribuiu para a construção do Ginásio Urbano Gama Sales, do Ginásio de Esportes Onofre Santo Agostini — Onofrão, e da construção e reforma de várias escolas no interior do município. Também foi um incentivador da instalação da Fundação Educacional do Planalto Central Catarinense — FEPLAC, a primeira instituição de ensino superior de Curitibanos.

Em 1988, Felipe idealizou a criação de edições sucessivas dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, a ideia foi colocada na prática, sendo Curitibanos, a sede da primeira edição. Assim, foi conhecido também como o “Pai dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina”. Diferentemente dos tradicionais Jogos Abertos, onde são aceitas pessoas de ampla faixa etária, os Joguinhos Abertos, trata-se de uma competição voltada aos jovens com idade entre 15 e 19 anos. Felipe Abrahão Neto acertou positivamente com essa ideia, geralmente se destacam atletas talentosos que, selecionados por olheiros e profissionais, os conduzem ao sucesso em suas promissoras carreiras esportivas. Muitos, defendendo e promovendo o nome do Brasil, até mesmo, em competições internacionais.

De 4 de janeiro de 1993 até o dia 30 de janeiro de 1999 trabalhou como Técnico Administrativo na Prefeitura Municipal de Curitibanos. Nos anos de 1994 até 1996, Felipe Abrahão Neto foi o Presidente do Conselho Estadual de Desportos — CED. Em 1998, foi agraciado com a “Comenda do Mérito Desportivo”, concedida às pessoas que prestaram serviços relevantes ao desporto catarinense ou nacional. Felipe doou-se tanto pelo esporte, como incentivador, que um dos seus filhos, Robson Lúcio Abrahão, foi considerado um dos melhores goleiros de “Futebol de Salão”, hoje, “Futsal”, nascido em solo curitibanense. De alegria a tristeza, pois no dia 16 de março de 1985, defendendo a equipe de Curitibanos, a delegação local, disputando o Campeonato Estadual de Futebol de Salão, após ganhar em Curitibanos de 1 a 0 do time de Florianópolis, deslocando-se para o jogo de volta na capital do estado, sofreu grave acidente na BR-470, ceifando a vida do valoroso goleiro.

Foi também uma pessoa envolvida com os clubes de serviços sociais de Curitibanos. Foi vice-presidente do Pinheiro Tênis Clube, Diretor Social do Clube dos Dirigentes Lojistas — CDL e vice-presidente do Clube Sete de Setembro. Era católico praticante, dessa forma, esteve sempre atento para que os debates religiosos fossem no sentido do aprimoramento pessoal e coletivo da sociedade. Foi também membro da Loja Maçônica Estrela do Planalto de Curitibanos.

Felipe Abrahão Neto, o “Feio”, faleceu de problemas relacionados ao coração, no dia 19 de janeiro de 2006. O velório ocorreu nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. Houve tristeza entre os desportistas curitibanenses e catarinenses. O presidente da Fundação Catarinense de Esporte — FESPORTE, por meio da Resolução n.º 005/2006, determinou que a 19.ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, ocorrida em Criciúma, naquele ano de 2006, fosse denominada de “desportista Felipe Abrahão Neto”. Essa foi uma homenagem póstuma e também um reconhecimento daquela entidade aos grandes serviços prestados ao esporte amador de Santa Catarina. Naquela edição, os troféus de 1.º, 2.º e 3.º lugares levaram estampados o nome do desportista homenageado. O sepultamento ocorreu no Cemitério Municipal São Francisco de Assis, em Curitibanos.



Referências para o Texto:


ALVES, Sebastião Luiz. (1956) Felipe Abrahão Neto — Feio. Curitibanos Memórias da Nossa Terra. Portal Facebook. On-line, disponível em: pnosedoStr1o03ee 2mt0j ddl108l71750ulnga6628a0 0 h4


Com informações de Luiz Cesar Abrahão


Conselho Estadual de Esporte. Comenda do Mérito Desportivo


Fotografia: Acervo da família.


Grupo ND. Editorial. JASC, uma história de 61 anos. Portal ND. On-line, disponível em: https://ndmais.com.br/opiniao/editorial/jasc-uma-historia-de-61-anos/


Recortes de jornais e revistas. Acervo da família Abrahão.


Registro de Óbito de Robson Lúcio Abrahão. Portal FamilySearch. On-line, disponível em: "Brasil, Santa Catarina, Registro Civil, 1850-1999", database with images, FamilySearch (https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:DCF2-QFT2 : 27 December 2020), Robson Lucio Abrahão, 1985.


Santa Catarina — Conselho Estadual de Esporte — Comenda do Mérito Desportivo/1998. On-line, disponível em: https://www.ced.sc.gov.br/index.php/honrarias/comenda-do-merito-desportivo/104-comendadores


Santa Catarina — Resolução n.º 005/2006, determina que a 19.ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, ocorrida em Criciúma, seja denominada de “desportista Felipe Abrahão Neto”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário