terça-feira, 31 de outubro de 2017

Leandro Fiamoncini



Leandro Fiamoncini nasceu em Rodeio, em 29 de abril de 1919. Filho de Pasquale Fiamoncini e Aurélia Venturi Fiamoncini. Casou-se com Agnese Tonet Fiamoncini em 21 de agosto de 1943 e tiveram os filhos: Valdir, Erondina, Jeni, Sueli, Ivoney, Ione e Decio.
Apesar da estrutura física fraca, trabalhou na lavoura até completar 18 anos. Então, decidiu aprender a profissão de dentista com o prático Joaquim Rigo em Rodeio. Após o aprendizado, foi trabalhar com o irmão Arturo, também dentista, na localidade de São João Palmital, hoje Garuva. Mais tarde, foi sozinho para Benedito Novo e posteriormente para Doutor Pedrinho.
Mudou, depois, para a localidade de Hansa, hoje Ibirama, e lá conheceu o Dr. Romadá, que foi professor de odontologia na Alemanha, ampliando seus conhecimentos profissionais. Formou uma boa clientela, principalmente os médicos, e recebeu convite para trabalhar dentro do Hospital Miguel Couto, sendo referência na região. Prestou seus serviços ainda nas localidades de Agronômica e Presidente Getúlio.
Como não se adaptava bem com o calor, resolveu migrar para o planalto. Escolheu o distrito de Lebon Régis, em seguida, passou a residir em Curitibanos, no ano de 1956.
Instalou seu consultório e moradia na Rua Medeiros Filho, onde atendeu até 1990. Em 1966, comprou e reformou o edifício na Avenida Salomão Carneiro de Almeida, esquina com a Rua João Manoel Carlos. Passou a residir até 1982, ano em que construiu a nova casa na Rua Barão do Rio Branco, local onde residiu até 1990.
Leandro, além de atender à população local, também prestava assistência odontológica toda semana em seu consultório ambulante aos funcionários das dezenas de serrarias que existiam em Curitibanos e região, sendo comum fazer 50 ou mais extrações de clientes diariamente.
O infortúnio bateu em sua porta em 1990, pois perdeu dois filhos num prazo de três meses. Com o fato, decidiu abandonar a amada terra e escolheu Balneário Camboriú, visando amenizar a dor das perdas. Um fato interessante, é que Leandro ensinou a profissão a dois irmãos, sendo eles: Severino Fiamoncini, que atendia na localidade de Rio do Oeste, e Vitorino Fiamoncini, que ainda trabalha na localidade de Lebon Régis. Eram em dez irmãos homens e oito eram dentistas práticos, que foram ensinando a profissão uns aos outros.
Desde pequeno, teve problemas der saúde (paralisia infantil), sendo acometido de malária por duas vezes, mas sempre vencendo as batalhas da vida. Seu lema era: “Se a vida é dura, devemos ser mais duros que ela”.
Nas horas de folga, seus hobbies eram: tocar acordeom, caçar perdiz e tomar um cafezinho toda manhã no “Café Serrador” para bater um papo com os amigos.
Leandro faleceu em Blumenau, no dia 31 de julho de 2012, ainda lúcido, dirigia seu próprio carro e ainda tocava acordeom. Cumpriu sua missão na terra, deixando muita saudade e verdadeira lição de vida aos familiares e amigos.

Fonte: ALVES, Sebastião Luiz. Memórias Curitibanenses: Leandro Fiamoncini, A Semana, Curitibanos, Edição nº 1761, Caderno Livre, p. 03, 15 de Setembro 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário