sábado, 30 de setembro de 2017

Antônio Tenório Cavalcanti



Antônio nasceu em 13 de junho de 1887 em Pesqueira-PE. O pai falece em 1897, a mãe inexperiente no ramo comercial, perde o patrimônio deixado pelo marido. Na época o nordeste atravessa uma de suas piores secas, ele tinha que buscar raízes silvestres à quilômetros de distância, assim alimentar os irmãos menores. Depois de aprender a ler, começa a comprar livros para melhor instruir-se. Torna-se farmacêutico prático licenciado em 1913, prestando seus serviços em Belo Monte e em Quebrangulo-AL. Apaixona-se pela vitivinicultura, e por doze anos faz várias tentativas frustradas de produção na região da mata. Hoje sendo possível a cultura de vários tipos de frutas e verduras. Casa-se com Luiza Adalgisa Tenório Cavalcanti.

Convidado pelo amigo e advogado Luiz de Freitas Meira resolve migrar para Blumenau-SC, com a finalidade de exercer sua profissão, mas a existência de outros na área, decide comprar a farmácia de Alfredo Lemser em Curitibanos.

A falta de médicos no interior do Estado, os farmacêuticos socorriam os doentes nas pequenas vilas. Deixa seu filho Walter Tenório Cavalcanti no atendimento da farmácia, e procura realizar seu sonho de construir um grande parreiral. Entende que teria de modificar seus parreirais para a produção de uvas de mesas, muito procurada no mercado nacional e internacional. Adquire vários tipos de mudas no Rio Grande do Sul, inclusive a Gross Colman, moscato, piróvano e Cabernet.

Resolve produzir passas secas, constrói a fábrica e uma estufa modesta. Envia as passas ao Laboratório Bromatologico Federal no Rio de janeiro, e obtém o certificado de aprovação do produto. Patroniza as caixas de madeira, os rótulos eram encomendados em litografia de Blumenau. Visando implantar novas culturas, planta soja, flores de lúpulo, sementes de sorgos flores de piretro, e as primeiras oliveiras plantada na Praça de República, arrancadas anos depois pela Prefeitura. Aceita a oferta de mudas de quicuio do Laboratório Raul Leite, recebe pelo correio, iniciando a teste da excelente pastagem, que suporta o forte inverno.

Antônio exerce o cargo de Promotor Público Adjunto de 1923/1927, designado pelo Coronel Henrique Paes de Almeida que foi deposto por partidários de Getúlio Vargas na Revolução de 1930, assumindo a Prefeitura Antônio Granemann de Souza.

Passa a dedicar-se exclusivamente às suas chácaras, a farmácia e atender doentes da vila e fazendas, enquanto não vinha médicos residir na cidade, vindo acontecer em 1933 com a chegada de Henrique Berger Filho.

Amigo das Musas do Parnaso, nelas se inspira e escreve uma comédia intitulada: O Isidoro, levada a cena por um grupo de amadores no belo seio social. Existirá ainda a peça original?

Antônio Tenório Cavalcanti falece em 23 de junho de 1939, deixa o exemplo de sua força de vontade em investir em uma indústria vitivinícola, soja e oliveira.


__________________________


Fonte: ALVES, Sebastião Luiz. Memórias Curitibanenses: Antonio Tenório Cavalcanti,  A Semana, Curitibanos, Edição nº 1762, Caderno Livre, p. 02, Setembro 2017.

4 comentários:

  1. Sou neto(1932) Vivenciei toda sua trajetória na sua chácara em Curitibanos até seu falecimento em 1939.A pequena fábrica de passas de uva, foi a primeira do Brasil. Era culto. Restaram dois três livros: um Vademecum farmacêutico, um livro Português sobre castas viníferas e um compéndio sobre as raças bivinas existentes na época.todos

    ResponderExcluir
  2. Sou de Pernambuco, ele era irmão da minha vó Esther de Barros Cavalcanti, Moro em Garanhuns Pe

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quem foram os pais de tio Antônio,o qual era irmão da minha vó, Maria Esther de Barros Cavalcanti. Ficaria muito grato por esta informação.

    ResponderExcluir