terça-feira, 24 de novembro de 2015

Silvio Tambosi


Texto de André Tambosi


Nasceu em Rodeio SC em 12/07/1932, filho de Luigi Tambosi e Celestina Fiamoncini Tambosi, de uma família de imigrantes italianos, tendo 15 irmãos, aos oito anos de idade acometido por tétano e desenganado por médicos e recebendo extrema unção, conseguiu vencer a doença, trabalhou na lavoura até os 18 anos, quando saí para aprender o ofício de alfaiate em Pirimbó distrito de Ituporanga, nesta época os aprendizes não tinham remuneração e pagavam pelo ensinamento, após aprendizado trabalhou em: São Paulo e Londrina onde vivenciou a época áurea do café, nesta época ganhava mais com gorjetas que com o salário, voltando para SC trabalhou em Caçador por um breve período vindo então estabelecer-se em Curitibanos na Rua Lauro Müller na casa do senhor Antônio Giorgi, dando o nome a seu estabelecimento Alfaiataria Paranaense, em homenagem aos bons tempos que viveu no Paraná.

Estabelecido em Curitibanos, recebeu apoio de outro jovem alfaiate à época, Antônio Popinhak, que lhe emprestou alguns cortes de tecido que eram pagos à medida que foram confeccionados e ainda garantindo crédito junto aos fornecedores, falando a seguinte frase “pode vender se ele não pagar eu pago”.

Casou-se com Eliúde de Almeida natural de Barracão município de Bom Retiro no ano de 1960 do casamento teve seus quatro filhos: Luiz Antonio, Carlos Nicolau, Fernando Cezar e André Silvio, trabalhou como alfaiate até meados da década de 90, onde descobriu uma nova paixão a construção civil, apostando em curitibanos em uma época não promissora empreendeu várias obras primando sempre pelo melhor feitio.

Faleceu em 05/06/2012 aos 80 anos deixando esposa, 4 filhos, 6 netos e um forte legado de honestidade, humildade, perseverança e o gosto pelo bem feito.


Que, da obra ousada, é minha a parte feita; O por fazer é só com Deus

 (Fernando Pessoa)


2 comentários:

  1. Me chamo Silmara e conheço muito esse senhor por histórias, uma ótima pessoa e o grande amor da minha avó, ela tem algumas fotos dele, algumas dele no quartel, diversas cartas, otima pessoa uma pena ja ter partido gostaria muito de ter conhecido.

    ResponderExcluir
  2. Conheço muito esse senhor através de um grande amor qur minha avó viveu com ele, li algumas cartas e vi varias fotos, um grande homem!

    ResponderExcluir