terça-feira, 2 de julho de 2013

Heraclides Vieira Borges



Texto de Antonio Carlos Popinhaki

(Atualizado em 23/Agosto/2021)


Heraclides Vieira Borges, na galeria de fotos estampada numa parede da Prefeitura Municipal de Curitibanos, ocupou o posto de décimo terceiro gestor municipal. O seu mandato compreendeu um curto espaço de tempo, de apenas noventa e sete dias, começou em 14 de novembro de 1945 e terminou em 19 de fevereiro de 1946. Foi nomeado pelo Interventor Federal, responsável pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o senhor Luís d’Assunção Gallotti.

Nasceu no dia 24 de fevereiro de 1903, no então distrito de Painel, município de Lages. Filho de Manoel Vieira da Silva e de Maria Emília Borges. Seus pais eram criadores de animais naquele distrito. Foi alfabetizado em aulas particulares, em períodos curtos, pois, naquela época, os professores eram escassos e não estavam disponíveis. Após aprender a ler, começou a exercitar-se com leituras diversas do que encontrasse escrito na sua frente, como folhetos, pedaços de jornais e algum raro livro.

Com o passar do tempo, de forma determinada, buscou de todas as formas o aperfeiçoamento pessoal na área da cultura. Até os 19 anos, permaneceu na casa dos seus pais, na Fazenda Tamanduá, local em que ajudou na construção de muitas taipas (cercas de pedras) para a separação e a condução de gado e animais. Na fazenda, ele aprendeu a domar animais, tornando-se também um bom caçador nos verdejantes campos da região. Estava sempre em contato com a natureza.

Heraclides era um eufórico adepto das Forças Armadas, quando chegou o tempo para o seu alistamento militar, não titubeou, alistou-se para poder servir à Pátria como um soldado no 14.º Batalhão de Caçadores da cidade de Florianópolis. Permaneceu no exército por um ano, com aprendizados que foram muito úteis na sua vida. Aprendizados que lhe serviram de apoio em diversas ocasiões, moldados pelo altruísmo, personalidade e caráter determinados para a prática do bem.

Com o passar dos anos, resolveu morar na vila de Curitibanos, trabalhou em diversas atividades dos três setores, no comércio, na indústria e na prestação de serviços. Foi cobrador, fundou a primeira olaria de Curitibanos, foi marceneiro, carpinteiro, pedreiro, padeiro, e taipeiro. Primeiramente, empregou-se como tarefeiro da construção de taipas no perímetro das invernadas e terras de plantas do senhor José Faustino da Costa. Para esse mesmo fazendeiro e também para o senhor Theodoro Pereira de Camargo, trabalhou como empreiteiro no serviço de arrancar caraguatás brabos, serviço esse que tinha como objetivo maior, a limpeza das pastagens.

No ano de 1929, trabalhou como Escrivão da Coletoria Estadual, deixando o cargo e as funções burocráticas um ano depois, devido à Revolução de 1930. Já naquele tempo, foi notado por alguns, a capacidade que Heraclides tinha para desempenhar atividades em repartições públicas e escritórios. No entanto, esse talento seria demonstrado mais tarde.

Casou-se no dia 9 de março de 1930 com a jovem Olga Iríada Silva, natural do distrito de “Ilhota”, município de Itajaí. Do casamento, nasceram vários filhos: Érico, Érito, Érita, Érica, Heraclides Borges Filho e Élita Borges.

De acordo com escritos encontrados no acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza, é possível que Heraclides Vieira Borges tenha sido o mais profícuo “Editor” de jornal impresso de Curitibanos. O jornalismo sempre foi uma das suas paixões. No natal do ano de 1955, ele trouxe à luz do conhecimento o “Jornal de Curitibanos”. Um periódico importante que traduzia para os curitibanenses os bastidores das manifestações políticas do local. Exemplares desse jornal ainda se encontram conservados no Museu.

Heraclides, segundo o texto, primava muito pela qualidade da impressão gráfica, atraindo os curiosos leitores devido aos excelentes textos impressos no “Editorial”. Textos esses, sempre escritos pelo próprio Heraclides, numa linguagem coerente, coesa, estilo fluente e primoroso. Elaborava suas opiniões, deixando o leitor interessado nos desdobramentos dos fatos que eram explanados em tom tendencioso no tratamento político da época.

Era mesmo um homem notável, determinado e autodidata. Teve em sua vida diversas oportunidades de aperfeiçoamento, tanto em serviços mais pesados ou duros, como nos chamados burocráticos. Era um homem de espírito versátil e polivalente, daqueles que fizeram um pouco de tudo na vida. Os trabalhos da vida rural não lhe causavam espanto, pois para Heraclides, não havia segredo nessa área que ele não soubesse ou que o surpreendesse. Provavelmente, por crescer vendo os pais trabalharem nas lides dos campos de Lages, aprendeu as diversas atividades pertinentes ao ofício.

Com o passar do tempo, ganhou confiança e admiração dos fazendeiros da região, especialmente os dois, os primeiros empregadores de Heraclides em Curitibanos. A confiança levou para uma nova atividade, a de cobrador das vendas das tropas de gado realizadas pelos fazendeiros. Essa atividade exigia viajar e ficar ausente por algum tempo, pois os compradores eram de outros centros.

Os pais de Olga Iríada Silva, a sua esposa, se chamavam: João Henriques e Celestina do Nascimento. Na ocasião do registro do casamento da filha com Heraclides, disseram ao escrivão que ambos eram “artistas”. Depois de cobrador, aventurou-se no ramo de Confeitaria e Padaria. Segundo os escritos da sua filha Érica, a primeira confeitaria e Padaria de Curitibanos foi construída por sua família. Após algum tempo trabalhando como padeiro e confeiteiro, Heraclides, com a ajuda da esposa, sogro e sogra e também de um provável parente de nome Jorge do Nascimento, construiu o que os escritores da época denominaram como o 1.º hotel de Curitibanos. Edifício criado para a finalidade própria de hotelaria. É possível que já houvesse na vila de Curitibanos, outros hotéis ou locais de hospedagens adaptados, mas nenhum conhecido em nossos tempos, que tenha sido construído para os fins específicos dessa área.

O hotel foi chamado “Palace Hotel”. Para a sua construção, em 1931, Heraclides Vieira Borges e os demais que o ajudaram, retiraram, de forma braçal, as madeiras necessárias para a sua construção, de um mato da localidade de Lagoinha. Anos depois, o edifício foi vendido para o senhor Hugo Bernardoni.

Resolveu entrar para a política, devido à grande amizade que mantinha com todos os munícipes. Foi Vereador na Câmara Municipal de Curitibanos do dia 1.º de abril de 1936 até o dia 23 de outubro de 1937, desempenhando aquela função com notável maestria.

Registros disponíveis dão conta que ainda com o sogro, Heraclides construiu a primeira olaria de telhas e tijolos de Curitibanos. Naquele tempo, chegaram a empregar 18 funcionários para os diversos serviços da olaria. Os proprietários da olaria hospedavam os funcionários em suas residências, pois o salário combinado era na modalidade “livre”, incluindo a hospedagem ou pernoite em residência, pensão ou hotel.

Nessa atividade de olaria, até conseguirem acertar o tempo de secagem, a temperatura adequada do forno, em virtude da viscosidade do barro encontrado na região, perderam inicialmente, várias fornadas de telhas e de tijolos. Esse não foi um entrave para a produtividade, pois logo depois que foram dominadas as técnicas, com esforço e mais uma vez, determinação, Heraclides e o sogro, o senhor João Henriques, disponibilizaram para Curitibanos, tijolos e telhas para a construção civil. Começaram então as novas construções de alvenaria, pois antes desse tempo, apenas os mais abastados conseguiam trazer tijolos de outros centros para Curitibanos. Lembrando que as estradas eram precárias e, muitas vezes, quase que intransponíveis. Dessa forma, a cidade de Curitibanos começou a se modernizar, pois, Heraclides Vieira Borges começou a construir novas casas, além de disponibilizar os tijolos e as telhas aos proprietários. Construiu-as de alvenaria, incluindo a sua própria residência.

Mantendo sempre um bom relacionamento com todos, inclusive com o Magistrado, o juiz Pedro David Fernandes de Souza, numa oportunidade rara, foi-lhe proposto temporariamente, o cargo de prefeito do município. Incentivado por amigos, Heraclides aceitou a responsabilidade sem titubear muito, pois competência e força de vontade para trabalhar, já demonstrara ter, avalizado pelo sucesso dos seus empreendimentos anteriores.

Incentivado pelo juiz, retornou aos estudos, tomando lições gratuitas com o próprio magistrado, que lhe proporcionou grandes laços de amizade, consideração e estima. Pedro David se surpreendeu com a vontade de aprender a doutrina do Direito por parte do novo discípulo. Por certas ocasiões, mesmo quando o magistrado precisa ausentar-se de Curitibanos, as lições continuavam via correspondência. Após passar pela prova da Ordem dos Advogados do Brasil, tornou-se advogado de brilhante carreira, imprimindo para aqueles que o conheceram, agradáveis lembranças no mundo forense, especialmente na Vara Criminal e no Tribunal do Júri, onde atuava com desenvoltura e brilhantismo singular. Defendeu muitas causas, inclusive de pessoas pobres que, invariavelmente, o procurava. Recebeu, por esses serviços advocatícios, a alcunha de "Pai dos pobres".

Heraclides deixou de usar botinas e calçados para trabalhos rudes e braçais, foi obrigado, por força das novas atribuições burocráticas e também pela insistência dos amigos, a usar sapatos. A sua amizade com o magistrado foi tamanha, que após a sua morte prematura, pediu aos familiares que sempre verificassem e conservassem o túmulo do juiz amigo, como sinal de eterna gratidão.

Na comunidade de Curitibanos, Heraclides Vieira Borges fez grandes amizades, sendo destaque em alguns cargos que ocupou como: Presidente do Clube 7 de Setembro, Presidente da Companhia Força e Luz Curitibanense que, ousadamente, trouxe energia elétrica de uma usina estabelecida no Rio Marombas para Curitibanos. Exerceu também, temporariamente os cargos de Promotor Público e Juiz de Paz. Fez parte, de forma voluntária, do clube de serviços, Rotary International. Foi também grande colaborador nas festas religiosas da cidade.

Como era um grande patriota, gostava de comemorar, através de solenidades, as datas históricas e especiais, principalmente em defesa do meio ambiente e dos reflorestamentos, que eram, na época, apenas projetos engavetados, numa homenagem especial prestada pelo Rotary Club de Curitibanos, no Dia da Árvore, plantou, uma muda da espécie “Ipê Amarelo” (Handroanthus serratifolius), que ele mesmo conseguiu nas matas próximas ao Rio Marombas, trazendo do local, com a ajuda do seu amigo, Djalma Ferreira (Dejaime). A muda cresceu e hoje é uma das belas árvores que estão plantadas na Praça da República, em Curitibanos.

O ex-prefeito Heraclides Vieira Borges faleceu no dia 27 de agosto de 1958. O seu corpo foi velado no edifício do Fórum da Comarca, decretado nesse tempo, “Luto Oficial”. Como curitibanense de coração, foi sepultado no cemitério público de Curitibanos.

No dia 21 de maio de 1959, através da lei Ordinária n.º 399/1959, o então prefeito José Bruno Hartmann, denominou uma das ruas da cidade de Curitibanos, como Rua Heraclides Vieira Borges, localizada na sua maior extensão no Bairro Bosque.



Referências para o texto:



BACELAR, Juvenal B. Wilmar Ortigari. Escritos biográficos. Curitibanos, 12 de maio de 1974. Acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza.


BORGES, Érica. Escritos sobre a vida do pai. Acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza de Curitibanos/SC.


Casamento de Heraclides Vieira Borges e Olga Iria da Silva. Portal FamilySearch. On line: Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-X369-R59?i=180&wc=MXYL-1P2%3A337701401%2C337701402%2C338350101&cc=2016197


Curitibanos. Lei Ordinária n.º 399/1959. Denomina-se Rua da Cidade.


FORMENTO, João. Histórico da Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos. Trabalho encontrado no acervo do Museu Histórico Antônio Granemann de Souza.


Fotografia do acervo da Galeria da Prefeitura Municipal de Curitibanos. também disponível na internet.


IBGE. Catálogo, município de Itajaí. On-line. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/biblioteca-catalogo?id=31415&view=detalhes


Lista de governadores de Santa Catarina. Portal Wikipedia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_governadores_de_Santa_Catarina


Lista de Prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipédia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


Óbito de Heraclides Vieira Borges. Portal FamilySearch. On line: Disponível em: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-62Y9-LFW?i=98&wc=MXYG-128%3A337701401%2C337701402%2C338783801&cc=2016197


POPINHAKI, Antonio Carlos. Pedro David Fernandes de Souza. Blog curitibanenses. On-line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2018/03/pedro-david-fernandes-de-souza.html


RAMOS, Nereu de Oliveira. CPDOC. On line: Disponível em: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/nereu-de-oliveira-ramos


Nenhum comentário:

Postar um comentário