quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ullisses Gaboardi

Ulysses Gaboardi, filho de imigrantes italianos, nascido no interior do estado de São Paulo em 1918. Iniciou-se profissionalmente no ramo fosforeiro aos 18 anos de idade.
Em 1957, radicou-se na cidade de Herval D’Oeste, Santa Catarina, fundando sua primeira fábrica de fósforos: a Indústria de Fósforos Líder Ltda. Numa época difícil, tomou ele, a si, uma empreitada homérica, a de implantar em um lugar distante, uma indústria pouco comum – a de fósforos – cuja produção inicial, era quase que em sua totalidade, artesanal(3), competindo já nesta época, com grandes empresas multinacionais tecnologicamente avançadas e sofisticadas.
Em 1962, com a necessidade de expansão, encontrou na cidade vizinha de Curitibanos, o lugar ideal para instalar sua indústria, pois além da localização central dentro do estado, a matéria-prima, araucária angustifólia (pinheiro brasileiro) ali se encontrava em abundância.
Passados seis anos, em 1968, a mesma foi vendida para outra companhia fosforeira que optou por fechá-la. Assim surgiu uma nova oportunidade e foi fundada a S/A FÓSFOROS GABOARDI no então distrito de São Cristóvão do Sul. Acabou, ela, por tornar-se a locomotiva e holding de um sólido grupo de empresas que formam hoje o GRUPO GABOARDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário