quinta-feira, 23 de maio de 2013

Ulysses Gaboardi


Ulysses nasceu em 24 de julho de 1918, em Itatiba (SP), filho de emigrantes italianos, de uma família de 17 irmãos. Os pais vieram para o Brasil, trabalham no plantio e colheita de café. Teve uma vida simples e de poucos recursos, no entanto, ainda jovem, empregou-se na Indústria de Fósforo Guarani, onde adquiriu conhecimento no ramo fosforeiro, em especial na área da mecânica. Recém-casado com Olga Órdine Gaboardi, mudou-se para São Paulo (SP), em 1942, e assumiu a administração comercial de Fósforo do Grupo Votorantin. Da união, tiveram os filhos Elenice, Edson, Guido e Ulysses Gaboardi Filho.  
Investiu particular em frota de táxis, empresa de palitos de dentes, padaria e tornearia de madeira. Ele e Cesar Gubernatte compraram, em 1957, uma fábrica de fósforo desativada em Herval D´Oeste (SC), recuperaram as máquinas, equipamentos artesanais e fundaram a Indústria de Fósforo Líder Ltda. Ulysses vendeu seus negócios em São Paulo e, no final de 1958, trouxe a família para Joaçaba.
A necessidade de matéria-prima (pinheiro) fez migrar, em 1961, para Curitibanos. Construiu, em sociedade, a Indústria de Fósforo Líder Ltda, na Rua Frei Gaspar (Sociedade Paraná, Comércio e Importadora Ltda/Indústrias Alves Reis S/A e S/A Luminar), utilizando máquinas modernas e tecnologia de grandes empresas do ramo. Investiu nas empresas Auto Líder S/A, revenda autorizada Volkswagen; Indústria de Calçados Líder, pós Calçados Gaboardi; Fábrica de Palitos Curitibanense Ltda.; fábrica de blocos de concreto; malharia; loja de roupas e calçados. Permaneceu na sociedade da Líder até 1968, então, vendeu sua parte aos outros sócios.
O prefeito Wilmar Ortigari recusou doar um terreno para montar o novo empreendimento. O pecuarista Florisbal Bragança de Moraes (Bá Moraes) acreditou na ideia e cedeu, em 1968, área nas margens da BR-116, no distrito de São Cristóvão do Sul, tendo como sócios Ulysses Gaboardi, Alcides Gaboardi, Ulysses Gaboardi Filho, Adilson Gaboardi, Olga Órdine Gaboardi, Darci Luiz Ferandin e Júlio Bott.
A fábrica foi montada em cima de uma pedreira. Sofreram no primeiro ano, pois residiam em Curitibanos, locomoviam-se de ônibus às 5 da manhã, retornando altas horas da noite. Muitas vezes, pernoitaram em cima de papelão na construção, exaustos pelo trabalho intenso e com o objetivo de acelerar o ritmo da obra. Ulysses comprou fios usados em São Paulo para fazer a fiação elétrica da fábrica. Júlio e Luiz, sem experiência em soldagem e por não usarem material de proteção, sofreram ferimentos e queimaduras no corpo. O segundo ano continuou com sacrifício de horário, pois tinham de cortar os pinheiros que seriam utilizados no expediente do dia. S/A Fósforo Gaboardi começou a colher os frutos da persistência, planejamento e logística e desenvolveu rapidamente.
Wilmar Ortigari venceu as eleições de 1977 e, com isso, concentrou os investimentos em São Cristóvão do Sul. Retornou a investir nos governos Armando Costa (1983/1989) e Ulysses Gaboardi Filho (1989/1993). Nasceu o anseio de emancipar São Cristóvão do Sul de Curitibanos, encabeçado por Ulysses e a população são-cristovense, acontecendo o fato histórico em 30 de março de 1992.
S/A Fósforo Gaboardi transformou em Grupo Gaboardi: Fósforo Gaboardi, Estilo, Gaboardi Park Hotel, Gaboardi Empreendimentos Imobiliários, Associação Esportiva Recreativa Gaboardi, Gaboardi Energia Limpa Ltda e Agropastoril Gaboardi.
Ulysses Gaboardi faleceu em 25 de agosto de 2000, deixando legado de humilde guerreiro, solidário, amigo e fiel à família. São homenageados com seu nome, o Terminal Urbano e a avenida da UFSC.

Fonte: ALVES, Sebastião Luiz. Memórias Curitibanenses: Ulysses Gaboardi, A Semana, Curitibanos, Edição nº 1784, Caderno Livre, p. 03, 25 de fevereiro de 2018.







Ulysses Gaboardi, filho de imigrantes italianos, nascido no interior do estado de São Paulo em 1918. Iniciou-se profissionalmente no ramo fosforeiro aos 18 anos de idade.
Em 1957, radicou-se na cidade de Herval D’Oeste, Santa Catarina, fundando sua primeira fábrica de fósforos: a Indústria de Fósforos Líder Ltda. Numa época difícil, tomou ele, a si, uma empreitada homérica, a de implantar em um lugar distante, uma indústria pouco comum – a de fósforos – cuja produção inicial, era quase que em sua totalidade, artesanal(3), competindo já nesta época, com grandes empresas multinacionais tecnologicamente avançadas e sofisticadas.
Em 1962, com a necessidade de expansão, encontrou na cidade vizinha de Curitibanos, o lugar ideal para instalar sua indústria, pois além da localização central dentro do estado, a matéria-prima, araucária angustifólia (pinheiro brasileiro) ali se encontrava em abundância.
Passados seis anos, em 1968, a mesma foi vendida para outra companhia fosforeira que optou por fechá-la. Assim surgiu uma nova oportunidade e foi fundada a S/A FÓSFOROS GABOARDI no então distrito de São Cristóvão do Sul. Acabou, ela, por tornar-se a locomotiva e holding de um sólido grupo de empresas que formam hoje o GRUPO GABOARDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário