sexta-feira, 24 de maio de 2013

Juvenal Bráulio Bacelar



Colaborador, estudioso da História de Curitibanos e pesquisador admirável que muito contribuiu para o crescimento da centenária capital da nectarina.
O mundo atual, cheio de problemas, imediatista ao extremo não se preocupa com o passado. Todos têm pressa e muito rapidamente esquecem o sacrifício, o trabalho e a dedicação dos que nos antecederam, dos que lutaram para que o dia de hoje fosse melhor do que o dia de ontem.
Juvenal Bráulio Bacelar, curitibanense de coração sente orgulho por tudo o que é nosso e dedicou parte de seu tempo para reconstituição de nossa História. Ao comemorarmos o nosso centenário sente-se o valor do seu trabalho de pesquisa.
Juvenal, nasceu na cidade de Mafra (SC), em 20 de outubro de 1897. Filho do Capitão Honorário do Exército Nacional Sr. Francisco de Souza Bacelar e de Rozenda Colônia Bacelar.
O capitão Francisco de Souza Bacelar, tomou parte ativa no legendário Cerco da Lapa, comandando um punhado de bravos que se opunham às forças comandadas pelo caudilho Gumercindo Saraiva.
Juvenal herdou as qualidades de luta e de entusiasmo que foram características da índole de seu pai.
Fez curso ginasial em Curitiba (PR), graças ao seu espírito irrequieto tomou parte nos movimentos estudantis. Dotado de espírito comunicativo e ávido de conhecimentos, conheceu e conviveu com os intelectuais da época. Tomou gosto pela literatura e seus conhecimentos foram largamente ampliados.
O filho do bravo capitão fez o serviço militar na guarnição do Rio de Janeiro de 1915 a 1917. Lá, na então Capital da República, o jovem da província, buscou o convívio com vultos ilustres o aperfeiçoamento de uma mentalidade ávida.
Dotado de uma cultura geral admirável, Juvenal Bráulio Bacelar, sempre procurou aprender e conhecer tudo o que a ciência e a literatura nos apresentava de novo. Culto e atualizado em seus conhecimentos literários, históricos e políticos, bem como a habilidade de comunicação de causar inveja, em conversas com ele havia sempre a oportunidade de se aprender algo.
Formou-se em Agrimensura pelo Instituto Politécnico de Florianópolis (SC) em 1921. Nessa profissão deu asas ao seu espírito amante da aventura. Levantou extensas áreas rurais, rios e quedas d’água foram desbravadas e estudadas para o aproveitamento energético. No trabalho não conheceu o impossível. Onde houvesse necessidade de um levantamento topográfico urbano ou rural estava o Senhor Bacelar.
Exerceu suas funções em Campos Novos, Caçador e Curitibanos. Em Curitibanos esteve ao lado os pioneiros na industrialização do pinho. Mais tarde, exerceu, por longos anos, a função de Diretor de Obras da Prefeitura.
Depois de sua aposentadoria viveu tranquilamente ao lado de sua digníssima esposa Elza Colônia da Silva, de tradicional família curitibanense.
Colaboração de Sebastião Luiz Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário