quinta-feira, 23 de maio de 2013

Generino Fontana



Texto de Antonio Carlos Popinhaki

(Atualizado em 06/abril/2021)


Se é difícil uma pessoa se eleger para prefeito uma única vez, imaginem então, quão difícil deve ser para essa mesma pessoa lograr êxito em eleições municipais duas vezes. Somente é possível, se na primeira administração, ela mostrar competência, trabalho e atender as expectativas dos eleitores. Isso aconteceu com Generino Fontana. Foi eleito pelo voto popular, duas vezes prefeito de Curitibanos, em gestões não seguidas. Certamente, foi um dos melhores prefeitos que os curitibanenses tiveram.

Generino Fontana nasceu no vale do Rio Caí, no município gaúcho de Feliz, no dia 10 de abril de 1939. Seus pais se chamavam Claudino Fontana e Joana Righês. A família ainda era composta por seu irmão, João Batista Fontana e por sua irmã Darilene Fontana. Casou-se ainda um rapaz com a bela jovem Genésia Beloto. Do casamento, nasceram seis filhos, aos quais chamaram pelos nomes de Vilma, Ivonete, Denise, Tânia, Generino Júnior e Fábio.

Os pais de Generino eram agricultores e se dedicavam arduamente para o sustento e subsistência familiar. A vida do jovem rapaz, foi de simplicidade e também de muito trabalho. A família do senhor Claudino cultivava várias espécies de cereais, entre elas, estavam sempre destacadamente, o cultivo do feijão, do milho e do trigo.

Após adulto, Generino trabalhou para alguns madeireiros da região de Curitibanos, onde aperfeiçoou a sua habilidade em ajudá-los nos negócios de compra de pinheiros para as suas serrarias. De acordo com o êxito, ganhava a comissão pré-estipulada. Dessa forma, conseguiu juntar o suficiente para comprar terras, visto que a agricultura estava no ‘DNA’ familiar. Naquela época, nos idos anos de 1960 e 1970, numa negociação entre madeireiros e fazendeiros, o que valia e interessava eram as árvores (geralmente, as araucárias). Quase sempre, o fazendeiro queria vender sua terra com o mato, numa mesma negociação. Curitibanos era terra de madeira e de gado. Os madeireiros obtinham o lucro do ato de serrar toras e comercializar tábuas e manufaturados. Muitas vezes, compravam-se as árvores e a terra entrava quase de graça na negociação. Com esperteza e tino, ajudando a fechar negócios importantes de compra e venda, Generino Fontana, com visão no futuro, já casado, adquiriu vários alqueires de terras nos arredores de Curitibanos. Essas terras, que antes possuíam florestas de araucárias, imbuias e canelas, tornaram-se agricultáveis nas mãos habilidosas de Generino e da sua família.

Ele era mesmo um homem de visão futurística. Com 36 anos, lançou-se candidato a uma vaga na Câmara Municipal de Vereadores de Curitibanos, isso no ano de 1975. Foi eleito, ocupando dessa forma, uma cadeira legislativa por 6 anos, de 1976 até 1982.

No ano de 1988 candidatou-se pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro — PMDB, como vice-prefeito na chapa de Ulysses Gaboardi Filho, sendo os dois vencedores naquele pleito. Permaneceu no cargo de vice-prefeito nos anos de 1989 até o ano de 1992, quando resolveu lançar a sua candidatura própria a prefeito municipal. Foi eleito com uma expressiva votação para a gestão de 1993 a 1996.

No ano 2000, percebendo que muito mais havia para ser feito em prol da comunidade curitibanense, mais uma vez, lançou a sua candidatura ao cargo de prefeito, com José Righês como vice-prefeito. Dispondo de poucos investimentos financeiros, muita força de vontade e contando com o apoio de familiares, amigos e lideranças partidárias, realizou uma campanha justa e honesta, baseada nos serviços já prestados à população curitibanense na sua gestão anterior, apresentando propostas de trabalho que vinham ao encontro dos interesses de todos, conquistou mais uma vez, a credibilidade de seus correligionários, sendo eleito ao cargo com a expressiva soma de votos nas urnas para a gestão de 2001 até o ano de 2004.

Entre os projetos e realizações que o prefeito executou ao longo dos seus dois mandatos, podemos destacar as melhorias nas áreas da saúde, da educação, da agricultura. Obras de construção de novos Centros de Educação Infantil — CEIs, de quadras ou campos de esportes nos bairros e da ampliação de escolas já existentes. Também conseguiu a aprovação de várias indicações, que trouxeram diversos benefícios para o município, como as melhorias do Parque Pouso do Tropeiro, tornando a EXPOCENTRO numa das maiores multifeiras do estado de Santa Catarina da época.

Foi o responsável pela pavimentação de diversas ruas da cidade, além das restaurações com camada asfáltica de alguns trechos críticos, entre outros. Todos voltados para o bem-estar dos curitibanenses.

Como membro ativo em sua comunidade, o prefeito participou de diversos segmentos da sociedade, quando foi vice-prefeito atuou também como Secretário de Obras. Também participou de diversas organizações festivas do município, sendo um praticante da religião católica. Nos momentos de lazer, ele costumava passear com a sua família, visitava os amigos, estava sempre presente nos eventos do município, gostava de praticar esportes, mas o que mais gostava era de dedicar-se à vida no campo. Certa vez ele disse: “Presto uma homenagem primeiramente a Deus, por iluminar nossos passos. Aos meus pais pelo exemplo de vida que recebi. À minha esposa, meus filhos e netos pelo carinho que recebo diariamente. Agradeço todas as pessoas que de alguma forma contribuíram em minha campanha. Aos eleitores pelo voto de confiança (…). Enfim, agradeço o voto de confiança depositado em minha pessoa”.

Entre os feitos do prefeito Generino Fontana destacamos o empenho pessoal para a criação do “Consórcio Intermunicipal do Contestado — COINCO”. Foi convidado para auxiliá-lo nessa tarefa, o senhor Valdir Ângelo Tagliari, homem também determinado e preocupado com o bem comum do povo. O objetivo do prefeito Generino era resolver o grande problema que Curitibanos e as cidades vizinhas estavam enfrentando, quanto aos depósitos de lixo “jogados ao ar livre”, sem ter um destino consciente e correto. Ao estudarem os problemas desses municípios, os prefeitos das cidades próximas se reuniram e criaram o “Consórcio Intermunicipal do Contestado — COINCO”. O principal objetivo desse “consórcio” era a “mútua colaboração para a gestão de infraestrutura em geral e a busca das soluções para o desenvolvimento integrado e sustentável, através de investimentos públicos e privados”, ou seja, dar o devido destino ao lixo urbano, sem a agressão do meio ambiente, principalmente do solo. O aterro sanitário e o próprio “consórcio” serviram de modelo e referência para outras cidades do Brasil afora. Essa foi uma das grandes obras deixadas para a região pela capacidade e intelectualidade administrativa desse grande homem. Foram ministradas inúmeras aulas e palestras de forma incansável, persuadindo todos a mudarem culturalmente seus hábitos, no sentido de separar e dar o devido destino para o lixo doméstico. Dessa forma, Curitibanos cresceu culturalmente.

Não podemos esquecer do asfaltamento da Avenida Rotary, do calçamento no bairro Getúlio Vargas, o primeiro do lado sul da BR-470, transformando o aglomerado de casas lá existente, num verdadeiro lugar digno de se viver.

Como esquecer da revitalização da Avenida Leoberto Leal? Foi o prefeito Generino Fontana que recapeou o trecho até o trevo de acesso.

Foi na sua segunda gestão que a contabilidade da prefeitura de Curitibanos foi colocada em ordem. Antes, havia muitos problemas com o INSS e com os fornecedores. Muitos, já não queriam mais vender seus produtos ou serviços para a prefeitura de Curitibanos, pois a reclamação das dificuldades de recebimento eram notórias e repetidas. Generino acabou com a alcunha popular da prefeitura municipal de Curitibanos de ser má-pagadora. Esse problema vinha historicamente, desde os tempos remotos de inflação no Brasil. Os fornecedores, quando recebiam, era com atraso de até 6 meses, sem nenhuma correção monetária, ou nenhum juro acrescido pelo atraso. Quando entregou a prefeitura para o novo prefeito, que era da oposição, fez bonito, entregou com dinheiro no caixa e as contas pagas.

Generino era um homem do povo, por isso mesmo, trabalhou para o povo. Ele faleceu em 15 de outubro de 2006, com 67 anos, vítima de um câncer. Foi mesmo uma figura emblemática da política regional. Por essa razão, deve ser lembrado por todos. No dia 25 de outubro de 2020, a sua esposa também faleceu. Foi decretado luto oficial por três dias no município.

Em homenagem ao ex-prefeito, através da Lei Ordinária n.º 5818/2016 do dia 6 de setembro de 2016, foi denominado o centro de eventos de exposições do parque Pouso do Tropeiro de Generino Fontana.

Em 13 de dezembro de 2016, o prefeito José Antonio Guidi denominou uma rua da cidade de Curitibanos no Bairro São Luiz, no loteamento Nova Alvorada com o nome de Rua Generino Fontana.



Referências para o texto:


CURITIBANOS. Lei Ordinária nº 5818/2016. Denomina Centro de Eventos do Parque de Exposições Pouso do Tropeiro.


CURITIBANOS. Lei Ordinária nº 5853/2016. Denominada via pública de Generino Fontana. 


CURITIBANOS. Decreto nº 5416/2020. Decreta Luto Oficial.


Fotografia do acervo da Galeria da Prefeitura Municipal de Curitibanos.


Generino Fontana morreu. Jornal A Semana. Ed. 1203 de 21 de outubro de 2006. Curitibanos/SC


Generino Fontana. Curitibanos memórias de nossa terra. Portal Facebook. On line: Disponível em: https://www.facebook.com/memoriasdecuritibanos/photos/a.1519404225018417/1474795292812644 01 junho 2015


Lista de Prefeitos de Curitibanos. Portal Wikipédia. On line: Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_prefeitos_de_Curitibanos


POPINHAKI, Antonio Carlos. Valdir Angelo Tagliari. Portal Curitibanenses. On line: Disponível em: http://curitibanenses.blogspot.com/2021/02/valdir-angelo-tagliari.html


Um comentário:

  1. Nosso eterno prefeito! Simples como o Povo!!! Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir